Normas de Trabalho

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- Efetuar pagamento em cartão ou boleto.
- Submeter e acompanhar resultado de trabalhos e propostas.
- Acessar e ou atualizar dados da inscrição entre outras opções.

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Prazos

Datas Importantes

Envio de trabalho completo: 07/05/2018
Limite para avaliação dos trabalhos: 21/05/2018
Resultado preliminar dos trabalhos enviados: 
22/05/2018
Limite para envio de correção (apenas para os trabalhos avaliados como "necessita de correção"): 28/05/2018
Resultado final: 05/06/2018

Submissão

Envio do Trabalho

Os trabalhos serão recebidos apenas por formulário online através da Área do Participante no Trabalho Científico e de acordo com o template.

Instruções

Autores e Coautores

Apenas o autor principal poderá submeter o trabalho;
Apenas o autor principal poderá indicar os coautores do trabalho, sendo que estes, devem estar cadastrados no sistema;
O pagamento da inscrição do autor principal é obrigatório para que o trabalho seja publicado nos ANAIS.

Submissão

Modalidades/Idiomas

Modalidades : Comunicação Oral e Pôster
Idioma: Português.


NORMAS GERAIS: Os trabalhos poderão ser submetidos em Sessão de Comunicação Oral ou Sessão de Exposição de Trabalhos em Pôster e será realizada através da Área de Participante. 
Somente serão considerados para avaliação pela Comissão Científica trabalhos completos que estiverem de acordo com as normas de formatação e cumprirem as seguintes condições gerais:

  • Cada autor poderá inscrever até 2 (dois) trabalhos;
  • Cada inscrito poderá participar como coautor em até 3 (três) trabalhos;
  • Cada trabalho poderá ter no máximo 5 (cinco) participantes, incluindo coautores e orientador;
  • Autor e coautor devem obrigatoriamente estar cadastrados no sistema antes da submissão do trabalho;
  • Orientador será descrito em campo específico no momento da submissão;
  • Não será permitida a correção e/ou modificação de textos após a avaliação pela Comissão Científica*;
*com exceção para aqueles que necessitam correção e caso a Comissão Científica tenha solicitado.
  • Autor principal (aquele que submete o trabalho) deverá estar com inscrição regularizada até a data limite de inscrição de autores, informada no site em Datas Importantes, para que o trabalho seja incorporado na programação oficial e tenha direito à publicação nos Anais do evento;
  • Para fazer jus ao certificado de apresentação de trabalho, será necessária a apresentação do mesmo durante o evento, pelo Autor principal ou coautor (desde que esteja com inscrição efetivada);
  • Os trabalhos submetidos e apresentados são de exclusiva responsabilidade dos autores;
NORMAS DE FORMATAÇÃO DO ARTIGO

Para elaboração do artigo devem ser seguidas as regras: 
  • Utilizar modelo em papel timbrado disponível no site do evento;
  • Os trabalhos devem ser redigidos em Português, idioma oficial do evento;
  • O artigo deverá ser digitado no programa Microsoft WORD 2010 ou inferior, utilizando formato A4, com mínimo de 5 páginas e máximo de 8 páginas, margens superior e esquerda de 3 cm, inferior e direita de 2 cm, parágrafo 1 cm e fonte TIMES NEW ROMAN.
O trabalho deverá apresentar o seguinte formato:
  • Título: letras maiúsculas, negrito, centralizado, tamanho 14, espaçamento simples entrelinhas. Deixar 1 linha em branco;
  • Autores: inserir o(s) nome(s) completo(s) do(s) autor(es), coautor(es) e orientador, apenas as iniciais em maiúsculas, centralizado e regular, tamanho 12, espaçamento simples entrelinhas. Deixar 1 linha em branco;
  • Afiliação autores: inserir nome completo da instituição de origem seguido do e-mail, centralizado e itálico, tamanho 10, espaçamento simples entrelinhas. Deixar 1 linha em branco;
  • Resumo: máximo 250 palavras, parágrafo único, justificado, regular, tamanho 12, sem referências bibliográficas, tabelas, gráficos ou destaques de qualquer natureza, espaçamento simples entrelinhas;
  • Palavras-chave: adicionar de três a cinco palavras-chave, separadas entre si por vírgula e finalizadas por ponto, espaçamento simples entrelinhas. Deixar 1 linha em branco;
  • Introdução: justificativa implícita e objetivos. A partir deste ponto utilizar espaçamento 1,5cm entrelinhas;
  • Metodologia: podendo inserir figuras;
  • Resultados e Discussão: podendo inserir tabelas, gráficos ou figuras;
  • Conclusões;
  • Agradecimentos: sendo de caráter opcional;
  • Referências: de acordo com normas ABNT;
  • O arquivo do trabalho deverá ser encaminhado em formato PDF.

Modelo da Norma(.doc)

Para a padronização dos artigos enviados, o evento dispõe de um modelo feito em Word 2007 para auxiliar os autores.

Baixe o Modelo

Seguir modelo disponibilizado. Autores e/ou coautores serão responsáveis pela elaboração da apresentação de acordo com os seguintes critérios:

Apresentação oral:   

  • Apresentador (autor ou coautor, devidamente inscrito no evento) terá disponível notebook e datashow;
  • Apresentador será responsável por disponibilizar o arquivo no início da sessão ao membro da Comissão de Apoio que estará na sala, em dispositivo do tipo pendrive. Sugere-se portar cópia de segurança;
  • Tempo de apresentação para cada trabalho 15min, sendo 10min para apresentação e 05min para discussão;
  • O coordenador presencial da área temática avaliará a apresentação de acordo com critérios* preestabelecidos e poderá promover o debate, obedecendo o tempo estipulado;
  • Recomenda-se o uso mínimo de texto e máximo de esquemas, figuras e tabelas;
  • A sequência de apresentação será definida pela Comissão Organizadora. Data e horário das apresentações será divulgado oportunamente no site.

Apresentação Pôster: 

  • Apresentador (autor ou coautor, devidamente inscrito no evento) terá espaço disponível para exposição do pôster;
  • Tamanho do pôster: 90 cm de largura x 120 de altura;
  • Tempo de exposição: 2 horas;
  • Durante a Sessão de Exposição do Trabalho é necessária a presença do apresentador para discussão com congressistas interessados e avaliação* por membro da Comissão Científica;
  • Apresentador será responsável pela colocação do pôster (1 hora antes do início da sessão) e retirada (após encerramento da sessão);
  • Data e horário das apresentações será divulgado oportunamente no site.

Critérios de avaliação presencial: 

  • Estrutura e relevância do trabalho;
  • Definição dos objetivos;
  • Adequação da metodologia;
  • Coerência entre resultados e objetivos;
  • Conclusão em relação aos objetivos;
  • Segurança na apresentação / domínio do tema.

A Comissão Científica reserva-se ao direito de somente analisar os trabalhos que sigam as normas e prazos estabelecidos e seu parecer é conclusivo e, como tal, não estará sujeito à revisão. Sendo assim, de primordial importância a qualidade dos trabalhos e a precisa observância das condições de submissão, normas de formatação e critérios de avaliação.

Somente farão jus ao Certificado de apresentação e serão publicados nos Anais do evento os trabalhos que forem aceitos pela Comissão Científica, e cujos autores cumprirem todas as condições de inscrição no evento.

Os trabalhos serão avaliados de acordo com os seguintes critérios:

  • Atendimento às normas de formatação;
  • Relevância e pertinência do trabalho;
  • Originalidade e contribuição para conhecimento da área;
  • Adequação a área temática;
  • Consistência teórica, clareza, pertinência e consecução dos objetivos;
  • Adequação da metodologia utilizada;
  • Clareza na apresentação e discussão dos resultados;
  • Conclusão fundamentada;
  • Referências bibliográficas pertinentes e adequadas.

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